Escolha uma Página

Transforme investimentos na sua academia em resultados, pois a cada dia mais e mais pessoas estão se conscientizando da importância de uma vida mais saudável.

Hoje as pessoas buscam nas academias muito mais do que força física ou capacidades atléticas. Os objetivos dos clientes é cuidar da saúde, melhorar a qualidade de vida, investir na beleza, além de ter um convívio social com pessoas com os mesmos objetivos.

 

Mercado de academias no Brasil

O Sebrae estima que existam por volta de 24.000 academias de ginástica, fazendo do Brasil o maior mercado de academias da América Latina. Gerando um faturamento de R$ 3 bilhões ao ano, segundo a ACAD – Associação Brasileira de Academias, crescendo 10% ao ano.

Esses números são de apenas 3% da população brasileira que frequentam academias, e somente 13% dos brasileiros fazem alguma atividade física.

E com essa visão o mercado tem crescido bastante nos últimos anos e as suas estratégias de marketing acompanharam esse crescimento?

Posso acreditar que não, pois é muito difícil ver esses negócios se destacando pelo marketing.

Sim sua academia é um negócio e deve ser tratada como tal.

 

O interesse

Portanto você tem que se mexer, não dá para ficar parado aguardando o seu cliente bater a sua porta. O método mais usado para atração e conversão de clientes é aguardar uma pessoa interessada aparecer e só nesse momento fazer venda. Me diz ai nos comentários se não é isso que você faz?

Fidelizar, oh palavra complicada, não é? Como manter os clientes que você já tem? Se abrir uma academia do lado da sua os seus alunos ficam com você?

Ter essa visão passiva só vai te fazer perder a oportunidade de se diferenciar da concorrência e perder boas oportunidades de fazer parcerias e atrair mais alunos.

Quando você parar e perceber que só tem dois tipos de clientes, os que estão interessados no seu produto e os que não estão. A pergunta é esta:

-Qual tipo de cliente te interessa? Qual deles vale a pena correr atrás?

 

Vou te mostrar algumas estratégias que podem ser aplicadas.

 

Planejar

Qualquer atividade feita sem planejamento se torna sem sentido, é como seu aluno se sente ao entrar na academia sem saber porque está lá.

A maioria dos empresários de pequeno porte não tem o hábito de fazer um bom planejamento.

O seu planejamento tem que antecipar e exibir as principais atividades da execução de suas estratégias de marketing.

Fazer um mapa de execução e uma boa forma de apresentar e escalar a ordem de execução diminuindo os erros das ações.

 

 Análise de ambiente:

Avaliar o local de instalação da academia é, um dos aspectos de extrema importância para o sucesso. Além disso a outros pontos fortes e fracos do seu negócio, como as oportunidades e ameaças, os concorrentes próximos e distantes. Pois dependendo da sua estratégia os clientes viram de longe para a sua academia por conta do diferencial que você apresenta.

 

Objetivos:

Traçar esse objetivo e de extrema importância para saber se suas estratégias estão te levando para o sucesso ou não, sendo assim poder atuar rapidamente para promover mudanças.

 

Metas:

As metas são objetivos de curto prazo para avaliar o andamento da estratégia adotada.

 

Personas: 

Quem é o seu público alvo? Sabendo isso você pode criar várias personas para públicos diferentes.

 

Canais: 

Como você vai falar com cada persona.

 

Plano de ação:

As táticas e estratégias que serão utilizadas e os diferenciais delas para cada público.

 

Cronograma:

Prazo para a realização das ações e o cumprimento de metas e objetivos.

 

Orçamento:

Quanto pretende gastar com cada estratégia.

 

Indicadores de desempenho:

Usados para monitorar os resultados de suas ações.

 

Blog da sua academia

Não poderia ser diferente a primeira ação sugerida é fazer um blog como dito no artigo Como Construir Sua Autoridade e Se Tornar Uma Referência

O blog é onde você vai mostrar para o seu público que ele está em boas mãos, vindo fazer parte de sua família de alunos, publicando conteúdos, novidades e ofertas do seu empreendimento.

E uma das melhores maneiras de ser encontrado por seu público, criando conteúdo relevante respondendo a todas as dúvidas dos seus alunos.

 

Marketing de conteúdo

Complementando a dica anterior, no artigo Marketing De Conteúdo mostramos os motivos que fazem valer apena investir nessa ideia, transformando o seu blog em um atrativo para o seu público.

Que parte do pressuposto de se relacionar, converter e fidelizar clientes usando conteúdos relevantes e que eduquem, entretenham e resolvam os problemas do seu o público, transformando-os em compradores apaixonados pela sua marca.

Mas do que isso, o marketing de conteúdo fará de sua academia uma referência. E essa posição de autoridade perante o seu cliente vai fazer com que ele tome uma decisão muito mais favorável ao seu negócio e atraia parcerias vantajosas.

Você pode fazer uma pesquisa com seus clientes ou até mesmo através de uma enquete e detectar os problemas dos seus alunos ou das personas que está querendo atrair, e assim produzir material voltado para esse público.

 

Exemplo:

Problema: obesidade infantil

Titulo: Dicas de exercícios leves para se fazer com as crianças em um passeio.

 

Vídeos

Os vídeos são o tipo de conteúdo mais consumido da internet e a tendência é crescer cada vez mais, por serem mais fáceis e rápidos de serem consumidos que as outras formas de conteúdo.

Crie hoje mesmo o seu canal no Youtube, assim poderá não só reproduzir o conteúdo do seu blog em vídeo mas também mostrar como executar cada uma das dicas já dadas.

Fazer entrevistas com profissionais de saúde ou educação física, lives, rotina dos treinamentos e eventos realizados pela academia e uma de muitas outras maneiras de dar cara e voz ao seu negócio.

Portanto cabe a você a escolha baseada em suas prioridades que precisam ser atendidas, quais as estratégias para atrair e fidelizar o seu público valem mais a pena.

Se quiser uma análise de seu site ou seu negócio entre em contato.

 

Hoje Você aprendeu:

A fazer um planejamento.

A importância do blog para sua academia.

As vantagens de se fazer vídeos.

E você, já começou a mudar a sua academia? Quais estratégias está utilizando? Compartilhe sua experiência e resultados. Até a próxima!

Se quer aprender mais ingredientes para transformar o seu nome em uma autoridade, mesmo sem conhecimento algum em marketing digital, acompanhe os artigos publicados em nosso blog.

 

Até a próxima!

 

Lucas quaresma Agência Voo Digital

 

 

 

 

 

 

Lucas Quaresma Vilela, CEO da Agência Voo Digital.
Somos uma Agência de Marketing Digital

[et_bloom_inline optin_id = "optin_21"]
ACADEMIA ESTÁ FAZENDO OS EXERCÍCIOS CORRETOS PARA GANHAR DA CONCORRÊNCIA?
  • Readers Rating
  • No Rating Yet!
  • Your Rating


Os segredos dos exercícios que sua academia tem de fazer para faturar alto. Descubra o que realmente tem de fazer para sair na frente da concorrência!

×