Escolha uma Página

Sim, investir na produção de um melhor conteúdo para construir uma boa imagem do seu negócio e se aproximar de seu público é essencial para seu negócio. Antes de falarmos sobre as dicas, leia sobre alguns cases de sucesso que utilizam o marketing de conteúdo.   

GoPro: Diariamente a GoPro escolhe vídeos publicados no YouTube por usuários de seus equipamentos e dá a eles destaque no próprio canal. Resultado: A marca incentiva as pessoas a fazerem seus vídeos com os equipamentos dela e os publicarem, com isso aproximando cada vez mais a GoPro de seu público, além de mostrar o potencial dos seus equipamentos.   

DogHero: É uma comunidade que busca conectar pessoas que recebem animais de estimação e pessoas que precisam deixar seus animais de estimação por um curto período de tempo. Eles deram início ao marketing de conteúdo quando ainda eram uma pequena empresa, fazendo diversos vídeos. Resultou no engajamento de muitas pessoas, aumentando a receita do negócio e fazendo com que a empresa saísse do anonimato. 

Qual o motivo de fazer isso

A pesquisa feita pela consultoria TNS Research International em 2010 apontou que os 92% dos brasileiros entrevistados pesquisam sobre produtos ou serviços na internet e que desses, 76% procuram essas informações em fóruns ou blogs. 42% leem blogs de pessoas desconhecidas e 63% comentam experiências sobre produtos e serviços.

O IBGE aponta que em 2016 a internet chegava à 63,6% das casas brasileiras e em 94,8% haviam celulares sendo usados para entrar na internet.

TIC Domicílios realizou pesquisa em 2016 mostrando, 99% da classe A têm computador em casa, seguido de 84% da classe B, 47% da classe C e 13% da D/E. Apresenta a região Sudeste como a região com maior número de domicílios conectados à internet, são 17,4 milhões contra 11,7 milhões desconectados.

Vamos fazer umas contas?

Vamos considerar uma cidade de 80.000 habitantes (cidade pequena hein). Se em uma hipótese 63,6% dessas pessoas tiverem acesso à internet teremos 50.880 pessoas no mundo online. Se 92% das pessoas conectadas pesquisam na internet teremos 46.810 pessoas como potencial de alcance do seu negócio.

Lembrando que estes são valores hipotéticos para uma cidade pequena. Imagina se fizermos essa conta em grandes centros populacionais.

Mas vamos às dicas do porquê você deve iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo.

 

Ser encontrado usando o marketing de conteúdo

O sucesso de todo empreendimento independente do ramo, é ser encontrado.

Mas não basta ser encontrado, precisa ser encontrado por SEU PÚBLICO.

A elaboração de conteúdo de qualidade que realmente responda as dúvidas dos seus clientes é muito útil neste sentido, pois o Google te posicionará cada vez melhor nas buscas segundo suas palavras chaves, quando perceber que seu conteúdo é relevante. Lembre-se que é um trabalho de longo prazo. Não desista caso não consiga resultados rápidos. Mantenha um ritmo de postagem e você alcançará resultados.

 

Relacionamento

Divergindo de conteúdos publicitários, o marketing de conteúdo não “atrapalha” o público quando ele está vendo alguma coisa, pois é ele quem busca seu conteúdo, então cabe a você produzir um conteúdo que se relacione com seu cliente, e assim, apresentar o seu produto ou serviço quando este relacionamento já estiver bem estabelecido. E lembre-se, as pessoas preferem comprar de pessoas que elas conheçam, das quais elas se identificam.   Fazendo mais uma vez o comparativo com o marketing tradicional. O mesmo demanda uma enorme quantidade de dinheiro para atingir o maior número de pessoas, e em sua maioria, os pequenos e médios empreendedores não possuem essa verba.   Em contrapartida o marketing de conteúdo permite que sua divulgação seja feita de forma livre e independente, por pessoas que se identificam com a marca, com o produto ou serviço. Como por exemplo, alguém que compartilha aquele artigo ou vídeo no seu canal do Youtube, com dicas sobre determinado assunto.

Resultados

A dificuldade de mensuração de resultados no marketing tradicional é muito maior do que no marketing digital. No marketing digital, os resultados muitas vezes podem ser medidos em tempo real facilitando muito na verificação de quais ações estão realmente funcionando para o seu cliente. Ferramentas como o Google Analytics são perfeitas para esse propósito. Assim, fazendo com que você possa saber exatamente em que tipo de conteúdo investir e corrigir instantaneamente os que não estão funcionando.

Poder direcionar seus gastos de forma assertiva é essencial.

  Vamos a um exemplo prático. Você acaba de criar um artigo sobre determinado assunto e decide patrociná-lo no Facebook Ads. Uma vez que você tenha instalado o pixel do Facebook em seu site ou landing page, você poderá saber a assertividade de sua campanha.

Conclusão

Marketing de conteúdo é uma estratégia importante em qualquer ramo, aproxima os clientes, informa o público e vende mais. Produzindo conteúdo regular e apresentando as melhores práticas você ficará mais próximo do sucesso!   Existem várias estratégias que podem ser utilizadas. Qual seria a melhor? Qual delas dá mais resultados para o seu negócio? Uma consultoria em Marketing Digital pode elaborar a melhor estratégia para que você atinja seus objetivos.

 

HOJE VOCÊ APRENDEU:

Grandes empresas estão buscando cada vez mais a aproximação dos seus clientes

A importância do marketing de conteúdo

E você, já pensou em algumas estratégias? Quais estratégias estão utilizando? Compartilhe sua experiência e resultados. Até a próxima!

Se quiser aprender mais ingredientes para transformar o seu negócio, mesmo sem conhecimento algum, acompanhe os artigos publicados em nosso blog.

 

 

Lucas quaresma Agência Voo Digital

 

 

 

 

 

 

Lucas Quaresma Vilela, CEO da Agência Voo Digital.
Somos uma Agência de Marketing Digital

 

[et_bloom_inline optin_id = “optin_21”]

[et_social_follow icon_style = “slide” icon_shape = “arredondado” icons_location = “início” col_number = “auto” counts = “true” counts_num = “0” total = “verdadeiro” outer_color = “sombrio” network_names = “true”]

Marketing de Conteúdo. Ele pode mudar seu negócio | Agência Voo Digital
  • Readers Rating
  • Rated 5 stars
    5 / 5 (2 )
  • Your Rating


Entenda como o Marketing de Conteúdo pode mudar sua empresa. Veja 3 motivos para usar essa estratégia e começar a produzir conteúdo.

×