Escolha uma Página

Marketing Salão de Beleza: 4 Estratégias para alavancar seu salão

 

O setor de salão de beleza é um dos negócios que mais cresce no Brasil. De acordo com o Sebrae “Cerca de 7 mil salões de beleza são abertos por mês em todo território nacional” mostrando o quão lucrativo é esse mercado. Se é um negócio tão lucrativo, por que salões de beleza não mantêm a sua saúde econômica? Para alguns salões, o mercado é uma roda gigante com períodos de saltos acima do planejamento e períodos abaixo. Você está dentro da roda gigante? Se sim, vamos lá.

 

As perguntas inevitáveis são:

“O que você está fazendo para se destacar no mercado? O que está fazendo para manter o seu salão cheio todos os dias?”. É preciso ter organização, metas, um site e estratégias de captação de clientes para o real sucesso de suas campanhas de marketing digital. Vamos aprender agora algumas estratégias de marketing de salão de beleza para elevar a autoridade do seu negócio!

Veja nosso vídeo:

SITE/BLOG

Essa é a estratégia de marketing digital mais valiosa para o seu salão de beleza, podendo ser medida através do trafego de visitantes, que pode ser orgânico ou pago. O tráfego orgânico são os visitantes que chegam até o site/blog de forma natural. Não é necessário investimento para obter resultados, pois nesse caso, as pessoas é que estão atrás do seu tipo de serviço na web.

Como conseguir tráfego orgânico:

 

Conteúdo

É a estratégia para produção de conteúdo relevante, utilizando artigos em blogs e e-books por exemplo.

 

SEO

Search Engine Optimization são técnicas que melhoram o seu posicionamento nos mecanismos de busca do Google.

 

Redes Sociais

Clientes de salões de beleza exibem o resultado do trabalho nas redes sociais. Realizar investimento de tempo nesse relacionamento, pode ser um requisito para o sucesso do salão, principalmente Facebook e Instagram que podem alimentar o seu tráfego orgânico. Aqui fica mais uma pergunta: Você está fazendo a divulgação correta nas redes sociais? Gerir uma rede social é muito mais do que sair postando as fotos dos seus clientes. É preciso ter estratégia. Facebook e Instagram possuem focos totalmente diferentes, e se você está postando os mesmos conteúdos nos dois, provavelmente está desperdiçando o potencial das redes sociais. Por que seu potencial cliente gostaria de ver o mesmo conteúdo duas vezes? Qual horário sua página possui maior número de curtidas e comentários? Não sabe? Você conhece o público que está na sua página? São homens, mulheres? Qual a idade deles? E seu concorrente? Você sabe o que ele está fazendo nas redes?

 

Viu só? Isso foi apenas o básico.

 

Existem inúmeras outras análises que devem ser feitas. Se você não sabe responder essas perguntas, por mais duro que possa parecer, você não está fazendo uma gestão de redes sociais, está simplesmente postando e torcendo que seus clientes interajam com seus posts e seus produtos. Não fique desapontado. Isso é mais comum do que você imagina. O que vale aqui, é sua autorreflexão e vontade de mudar.

 

CONTEÚDO FOCADO NO SEU CLIENTE

Crie conteúdo e mostre para o seu cliente que você é uma autoridade. Quando você se mostra uma autoridade “Respeito, Admiração, Parcerias e Bom Relacionamento” são atribuídos a você. E como ser uma autoridade? 

 

>>> O primeiro passo é ler o artigo Como Construir Sua Autoridade e Se Tornar Uma Referência <<< 

 

E assim como digo no artigo de construção de autoridade, a primeira e a melhor dica é a criação de um blog focando no conteúdo. Muitos salões usam somente a estratégia do antes e depois. E, apesar de ser uma boa estratégia, não prova a sua autoridade sobre o assunto. Quando você começa a ensinar como os clientes vão cuidar dos cabelos, das unhas e de todos os serviços que o seu salão oferece mesmo depois do seu atendimento, isso sim te faz ser uma autoridade. 

 

Visão

Não tenha a visão limitada de que se ensinar a sua clientela como fazer um procedimento sozinho, ela não vai voltar. Pois o que acontece é exatamente o contrário, você se torna uma referência de cuidado e amor ao que faz. Comece a despertar o sentimento de confiança e fidelização em seus clientes. Você pode, por exemplo, explicar que procedimentos devem ou não ser feitos, mostrar os diferentes tipos de produtos e os erros mais comuns entre os cabeleireiros. E não se esqueça de sempre convidar seu público a agendar uma visita ao seu salão para uma avaliação pessoal.

 

Drybar

É uma rede de salões americana que produz esse tipo de conteúdo, ou seja, eles ensinam como fazer o que eles fazem. A rede está se espalhando por todo o Estados Unidos e os serviços são ensinados, bem como os produtos deles são vendidos no site da marca. O cliente pode comprar os produtos e fazer sozinho ou visitar o salão e fazer com um especialista. Qual a opção você acha que será escolhida? Então, produza conteúdo relevante para o seu cliente, resolva um problema que você sabe que eles têm e acabe com os medos do seu público. Sempre mostre as melhores dicas, explique com detalhes, faça o passo a passo. Independente da forma que deseje usar, produzindo conteúdo em diversas formas, é muito importante para o crescimento de sua autoridade.

 

MARKETING SALÃO DE BELEZA:CLIENTES VIP

“É mais eficiente fidelizar um cliente do que conquistar um novo” Quero mostrar como poderá fidelizar e atrair ao mesmo tempo. O bem mais precioso que um salão tem, são seus clientes fiéis. O objetivo dessa estratégia é criar uma lista de clientes e oferecer vantagens únicas. Isso faz com que os clientes Vip´s tenham mais interesse em ir ao seu salão.

 

Passo 1

Crie uma lista de dados com nome, e-mail, telefone e comece com clientes que já vão ao seu salão. Para ser vip, a cliente precisa preencher um cadastro para coleta desses dados.

 

Passo 2

Elabore produtos para oferecer às clientes da lista VIP. Os melhores produtos para oferecer como vantagens são: Descontos exclusivos, promoções especiais, pacotes Vip, presente em datas importantes para o cliente como casamento, aniversario, etc. Essas vantagens não podem causar prejuízos para você, mas tem que realmente ser um benefício real para sua clientela, e apenas os clientes VIP podem ter acesso.

 

Passo 3

Produza conteúdo direto para a lista. Pois o que você mais quer é que os clientes venham toda semana no seu salão.

 

Passo 4

Pense em um dia de baixo movimento. Nesse dia, você pode criar um dia da beleza VIP, um dia que você abre com preços e pacotes diferenciados. Os salões internacionais oferecem um pacote mensal + benefícios únicos para membros onde um valor mensal é pago. Este é um exemplo do que fazer. Qual tipo de lista Vip você gostaria de criar para o seu negócio?

 

Tráfego Pago

As principais mídias pagas são o Google Adwords e o Facebook Ads. Google Adwords é um sistema criado pelo Google, onde os sites pagam para estar entre os primeiros nas buscas. Aqui você pode pagar, por exemplo, para aparecer quando digitarem no mecanismo de busca “Salão de Beleza em São Paulo”, caso você seja dessa localidade. No seu caso por exemplo, você pode ter digitado Marketing Salão de Beleza ou Marketing de Salão de Beleza e achado o artigo da Voo Digital.

 

Já o Facebook Ads são anúncios veiculados dentro do Facebook, que é a rede social mais usada no mundo. Com baixo investimento é possível, de forma segmentada, atingir seu público-alvo. Existem inúmeras estratégias que podem ser utilizadas dentro da ferramenta para marketing de salões de beleza. Em meio a uma enorme gama de estratégias, a Agência Voo Digital pode te ajudar no processo de seleção de estratégia.

 

HOJE VOCÊ APRENDEU NO ARTIGO MARKETING SALÃO DE BELEZA: 

Produzir conteúdo relevante para ganhar autoridade; 

Importância de uma lista Vip; 

Passo a passo para a criação da lista. 

 

E você, já pensou em algumas estratégias de marketing de salão de beleza? Quais estratégias estão utilizando? Compartilhe sua experiência e resultados.

Até a próxima! Se quiser aprender mais ingredientes para transformar o seu negócio, mesmo sem conhecimento algum, acompanhe os artigos publicados em nosso blog.

 

 

Lucas quaresma Agência Voo Digital

 

 

 

 

 

 

Lucas Quaresma Vilela, CEO da Agência Voo Digital.
Somos uma Agência de Marketing Digital

 

[et_social_follow icon_style = “slide” icon_shape = “arredondado” icons_location = “início” col_number = “auto” counts = “true” counts_num = “0” total = “verdadeiro” outer_color = “sombrio” network_names = “true”]

×