Escolha uma Página

Marketing Médico: Se está buscando conquistar, fidelizar clientes e ter mais sucesso no mercado de consultas médicas, o marketing digital para clínica médica é a resposta para a sua busca.

Ao planejar uma estratégia de marketing digital para clínica médica você precisa estar atento a dois pontos: 

  • O público que será atingido pelas ações do marketing digital  
  • E limitações legais impostas pelo CFM.

Não quer fazer feio perante o CFM, certo? Leia todo o artigo e vou lhe mostrar as melhores estratégias de marketing digital e que estão de acordo com o CFM!

Com o acesso à internet cada vez mais fácil em todo o mundo, as pessoas têm muito mais informações do que antigamente, fazendo com que sejam mais exigentes em qualquer situação.

O Google hoje se torna a primeira opção de pesquisa do mundo na hora que seu paciente tem um sintoma qualquer. Onde você acha que ele vai procurar primeiro?

Já procurou “febre” no Google?

Tem mais de 18.400.000 páginas falando de febre.

A sua é uma delas?

Se não é, tenha certeza que pode estar perdendo muitos pacientes. Seu concorrente pode estar lá recebendo inúmeros contatos por estar bem posicionado no Google.

Com dúvidas se realmente vale a pena o investimento em marketing digital para sua clínica médica? Vou responder isso e muito mais ao longo desse artigo!

Marketing digital para clínica médica vale o investimento?

O que todo médico empreendedor tem em mente é ter seu consultório, sem correr o risco de fechar.

E para muitos, a única forma de marketing é o boca a boca para garantir uma quantidade de consultas suficientes para a vida da clínica.

Isso realmente funcionava anos atrás quando não existia a internet. Porém são nas redes sociais que as pessoas falam de sua empresa hoje. 

Você como médico fez um juramento de ajudar as pessoas correto? Sabia que o marketing médico pode ajudar você nesse objetivo? 

Produzir conteúdo relevante.

Onde você pode informar, tirar dúvidas e mostrar o seu grau de conhecimento sobre o assunto tratado dando a você uma autoridade. Falaremos mais adiante como um blog ajudará nessa estratégia.

Com essa autoridade, você vai estreitar os laços com seus pacientes causando neles aquela antiga sensação de ter um “médico de casa”, aumentando a confiança no seu tratamento. Você não sentiria mais confiança em uma Agência de Marketing Digital que possui diversos artigos sobre estratégias avançadas de marketing como nós da Agência Voo Digital do que uma agência que não possui nenhuma autoridade online?

Estatística

A pesquisa feita pela consultoria TNS Research International em 2010 apontou que os 92% dos brasileiros entrevistados pesquisam sobre produtos ou serviços na internet e que desses, 76% procuram essas informações em fóruns ou blogs. 42% leem blogs de pessoas desconhecidas e 63% comentam experiências sobre produtos e serviços.

O IBGE aponta que em 2016 a internet chegava à 63,6% das casas brasileiras e em 94,8% haviam celulares sendo usados para entrar na internet.

TIC Domicílios realizou pesquisa em 2016 mostrando, 99% da classe A têm computador em casa, seguido de 84% da classe B, 47% da classe C e 13% da D/E. Apresenta a região Sudeste como a região com maior número de domicílios conectados à internet, são 17,4 milhões contra 11,7 milhões desconectados.

Vamos fazer umas contas?

Vamos considerar uma cidade de 80.000 habitantes (cidade pequena hein). Se em uma hipótese 63,6% dessas pessoas tiverem acesso à internet teremos 50.880 pessoas no mundo online. Se 92% das pessoas conectadas pesquisam na internet teremos 46.810 pessoas como potencial de alcance de sua clínica.

Lembrando que estes são valores hipotéticos para uma cidade pequena. Imagina se fizermos essa conta em grandes centros populacionais.

Marketing Médico: Como fazer isso com sucesso?

Siga esses passos para montar uma estratégia de marketing digital para sua clínica médica com sucesso

Passo 1 Objetivos

Você deve definir os objetivos e separá-los em fases:

1°objetivo: Atrair pacientes que não te conhecem

2°objetivo: Fidelizar os pacientes

3° objetivo: Se posicionar como autoridade da saúde

4°objetivo: Educar sobre a importância dos cuidados com a saúde e bem-estar.

Defina quais são as ações a serem tomadas para atingir cada objetivo

Passo 2° Público-alvo

Definir com quem você vai falar faz muita diferença, pois cada pessoa tem um perfil diferente e assim uma maneira de ser impactado.

Saber quem é o público-alvo é a diferença do sucesso e do fracasso da ação de marketing.

Saber a faixa etária, sexo, classe social, gostos pessoais, estilo de vida, etc. Levante o maior número de informação possível sobre seu público-alvo.

Vou te dar um exemplo bem simples para ilustrar:

Um pediatra que atua num bairro de classe média.

Quem é o público do pediatra? “Crianças de 0 até 12 anos”

Qual o sexo? “ambos os sexos”

Classe social? “Classe média onde pai e mãe trabalham”

Estilo de vida? “Crianças adoram brincar então o risco de se machucar é grande”

Com essas informações é possível montar uma ação de marketing digital. Mas muito cuidado no direcionamento da mensagem.

Nesse caso da pediatria por exemplo a decisão não cabe às crianças. E sim aos pais. Então é preciso direcionar as estratégias para as pessoas que tomarão as decisões.

Portanto você tem de montar personas de diferentes tipos como:

Persona para consulta de rotina

Mãe

Filho menino de 2 anos

Primeiro filho

Trabalha de vendedora

Marido trabalha em escritório de advocacia

O filho gosta do Neymar

Ação seria:

“O seu filho merece mais saúde, para poder continuar jogando um bolão”

Essas são algumas ideias de promessas que podem ser feitas para essa persona, e o exercício continua pois isso tem de ser feito para cada persona que você criar.

Passo 3 Marketing de conteúdo

É a principal estratégia para atrair clientes. É o método mais utilizado.

Com conteúdo relevante você pode atingir o seu público-alvo. Dê dicas, tire dúvidas, dê sua opinião e faça o seu público interagir com você.

Se apresente, assim eles irão te conhecer antes de ir até sua clínica.

Você precisa investir tempo em criar uma base de pacientes que consuma o seu conteúdo.

Faça com que seu conteúdo se torne o elo entre você e seu paciente.

Utilizando um blog com as estratégias de SEO (Search Engine Optimization, Otimização para buscadores ), a sua clínica não só estará nos mecanismos de busca mas também poderá figurar na primeira página dos mecanismos de busca como o google, Em junho de 2013, Chitika Insights publicou que a primeira posição do google obtém 33% do tráfego da internet e isso cai ao longo das posições. Quem não quer estar em primeiro não é mesmo?

Passo 4 E-mail marketing

Se um paciente esteve em sua clínica, foi atendido e você sabe que ele precisa retornar a cada 6 meses. O que você faz?

Nada?

Então você pode usar essa poderosa ferramenta de marketing médico não só para informá-lo que ele tem que voltar, mas pode mandar para ele um artigo mostrando porque ele deve voltar e a importância do tratamento.

Fazendo um bom trabalho de identificação de cliente você pode mandar informações realmente valiosas para ele.

Como o e-mail é uma mensagem pessoal, ele se diferencia muito de um banner, um link no Google e até mesmo de uma postagem nas redes sociais. Personalize o e-mail para atender as necessidades do seu paciente e assim surpreendê-lo.

Acha que ele vai ver isso como spam?

Pesquisa, realizada pela Econsultancy em 2016, apontam o e-mail marketing como a melhor forma de conseguir ROI (Return on Investment, Retorno Sobre o Investimento)

Passo 5 Site

Um site não pode ser feito de qualquer maneira, sem uma estratégia clara, um site bem pensado é construído para converter visitante em paciente. Não caia na tentação de fazer aquele site baratinho que dá para fazer em 3 passos. Você estudou durante quase uma década para montar seu escritório online (site) de qualquer jeito? 

O site tem de ser:

  • Visualizável em diversas plataformas
  • Fácil atualização
  • Contatos fáceis e acessíveis
  • URL amigável (URL endereço do site “agenciavoodigital.com”)
  • Otimização para os mecanismos de busca (SEO) 
  • Layout atual
  • Utilizar português correto

Cada etapa dessa criação tem que ser pensada na avaliação dos objetivos do site, pois agora o primeiro contato que o paciente terá com sua clínica será através do site. Fazer esse investimento é como investir em uma nova formação ou em um equipamento da clínica.

Passo 6 Facebook

De acordo com techcrunch.com em junho de 2017 a internet tinha mais de 2 bilhões de usuários, o próprio Facebook informa que 45% da população brasileira acessa o Facebook mensalmente. Você está lá para que eles falem de você?

O Facebook se tornou algo extremamente necessário

Porém evite página pessoal para divulgar seu negócio, use o recurso da fanpage (página empresarial). Pois só esse tipo de página do Facebook possibilita que você realmente tenha uma relação paciente/clínica, compartilhando conteúdo relevante para um público segmentado, fazendo com que suas postagens realmente atinjam o público certo. Sem contar que algumas estatísticas estarão disponíveis apenas na fanpage.

Passo 7 Instagram

techcrunch.com diz também que em junho de 2017 tinham mais de 1,5 bilhões de usuários no Instagram. Não dá para ignorar, certo? O problema é como usar.

Cada rede tem a sua estratégia o Instagram tem a sua mais voltada para publicação de boas fotos e vídeos curtos e objetivos.

Uma sugestão é destacar fatos e curiosidades sobre doenças e tratamentos. Use sempre imagens de alta qualidade.

Aqui na Agência Voo Digital trabalhamos com softwares de automação de Instagram que vão atrás de seguidores qualificados para que seu conteúdo seja cada vez mais visto. O Instagram é uma excelente oportunidade de iniciar conversas. O software que trabalhamos pode auxiliar nesse processo.

Passo 8 Whatsapp

Não é permitido consultar ou diagnosticar alguém à distância, mas não há impedimento para tirar dúvidas simples e que já foram ditas na consulta, relembrar o uso de medicamentos, verificar se o paciente realmente ficou satisfeito com o tratamento, enviar resultados de exames e etc…

Não deixe essa ferramenta de lado!

Passo 9 CFM

CFM tem uma cartilha de boas práticas de marketing. Fazendo com que a medicina não se torne algo banal.

É extremamente importante ficar atento às normas e condutas recomendadas pelo CFM.

Todas estratégias que trabalhamos no Marketing Médico estão de acordo com o CFM.

Passo 10 Resultados do Marketing Médico

Tenha sempre em mente os resultados que busca e como mensurar isso. Independente do seu objetivo, o marketing digital permite que esse objetivo seja mensurado. Ao contrário de mídias offline como outdoors, rádio e flyers por exemplo.

Você sabe quantas pessoas chegaram em sua clínica após ouvirem um anúncio no rádio? Ou após terem recebido um flyer na rua? Com campanhas de marketing digital sabemos exatamente quem atingir, quando e onde. Sabemos exatamente qual campanha trouxe mais resultados e otimizar esse processo.

Você agora tem duas opções:

  • Começar a aplicar essas dicas e realmente se destacar de seu concorrente
  • Entra em contato com Agência Vôo Digital e decolar com a gente

Deixar que a Agência Voo Digital cuide de suas estratégias. Se quiser uma análise de marketing digital do seu negócio entre em contato.

Hoje Você aprendeu:

Marketing Médico vale o investimento.

Passo a passo de estratégias de Marketing Médico para sua Clínica Médica.

Que existem estratégias de marketing médico / marketing digital permitidas pelo CFM 

Quais estratégias está utilizando? Compartilhe sua experiência e resultados. Até a próxima!

Se quer aprender mais ingredientes para transformar o seu nome em uma autoridade, mesmo sem conhecimento algum em marketing digital, acompanhe os artigos publicados em nosso blog.

E deixe seu comentário.

 

 

Lucas quaresma Agência Voo Digital

 

 

 

 

 

 

Lucas Quaresma Vilela, CEO da Agência Voo Digital.
Somos uma Agência de Marketing Digital

[et_bloom_inline optin_id = "optin_21"]
Marketing Médico: Aumente receitas de sua Clínica | Agência Voo Digital
  • Readers Rating
  • Rated 4.8 stars
    4.8 / 5 (3 )
  • Your Rating


Marketing Médico: Quer conquistar e fidelizar pacientes? Tenha sucesso no mercado de consultas médicas com o Marketing Digital.Confira nosso Artigo.

×