Escolha uma Página
Criar e-books tem sido cada vez mais comum para os empreendedores digitais ou donos de empresas que decidem implementar estratégias de vendas capazes de ajudar no crescimento do negócio. Conhecido por estarem no meio do funil de vendas, os e-books são ferramentas incríveis para ajudar a criar um vínculo com o seu cliente e garantir que ele passe a ter certeza dos seus conhecimentos na área em que atua. Hoje, vamos explicar um pouco melhor sobre como criar e-books, para que eles servem e quais são os momentos certos de colocá-los à disposição do seu público. Confira!

Como começar a criar e-books?

  Primeiro, vamos responder a uma pergunta comum: afinal, como criar e-books? Quais são os profissionais que devem ser acionados para que ele fique pronto da maneira correta? Vamos lá:  

O Redator

Primeiro, você precisará de um bom redator, além de muito conhecimento sobre sua área de atuação. Vamos supor que você seja um dentista: embora conheça muito sobre a odontologia, precisará contar com alguém com experiência para escrever de maneira simples e objetiva – atingindo todos os públicos. Converse com o seu redator de confiança e explique qual é o resultado final esperado com o material. Ele é mais técnico ou é voltado para pessoas leigas? Ele é resumido ou deve se aprofundar em um assunto específico? Responda essas perguntas e comece a criação!    

O Designer ou a agência

Após ter contato com o Redator, será preciso contratar um designer capaz de fazer a diagramação do seu e-book de modo com que ele fique atrativo visualmente. Algumas agências oferecem esse serviço, inclusive com a parte de redação, porém, sempre acompanhe de perto a qualidade do trabalho! Se você tem alguma experiência com programas de edição, talvez seja possível diagramar por conta própria. Haverá uma economia de dinheiro, mas não de tempo – já que esse processo costuma ser bem trabalhoso.    

As vantagens de criar e-books

  Agora que já explicamos de maneira resumida como você pode criar e-books e quais são os principais profissionais envolvidos no processo, vamos dar alguns exemplos de quais vantagens o material pode trazer para o seu negócio. Anote:  

Ganho de autoridade com seus clientes

A primeira e uma das maiores vantagens em criar e-books é mostrar aos seus cliente o quanto sua empresa entende sobre determinado assunto. Com materiais explicativos e muito bem preparados, o seu público-alvo pode enxergar em você a solução para os problemas dele – porque saberá que há conhecimento de causa sobre ele. Veja, quando alguém baixa um e-book, está querendo apenas informações de qualidade e nada mais do que isso. Essa informação, porém, pode servir para que haja um entendimento sobre a necessidade de contratar um profissional ou um serviço especializado, por exemplo. Por isso, seus e-books não podem ser genéricos. Eles precisam responder a dúvida do leitor e garantir que ele termine o texto satisfeito com o que encontrou. Se o seu assunto exige a contratação da empresa, ele perceberá isso sozinho ao fim da leitura.  

Facilidade de entrega

Algumas vezes, criar e-books é uma questão de necessidade. Antigamente, era comum que os panfletos e os “livros” como catálogos ou informativos fossem impressos e entregues diretamente ao cliente. Hoje, isso ficou para trás. Os e-books, independente do tamanho e do conteúdo, são facilmente enviados para qualquer e-mail e até mesmo vendidos online em diversas plataformas, como o Hotmart e o Amazon. A facilidade da entrega ajuda muito a divulgar um material e fazer com que ele chegue a muito mais pessoas. Bons exemplos são os e-books com dicas e cursos, que hoje representam boa parte do mercado.  

Divulgação econômica

Além de ganhar autoridade dos seus já visitantantes do site ou do blog, criar e-books ajuda também a aumentar a divulgação de maneira mais econômica. Isso porque o seu material pode servir para inúmeras pessoas, mesmo as que ainda não estejam precisando do seu produto no momento – ou que nunca tenham ouvido falar da sua empresa antes. Assim como o blog, os e-books têm a intenção de trazer conhecimento e informação. Mas, seus resultados podem – e geralmente vão – atrair novos visitantes para o site e possíveis novos clientes para a empresa.  

Autoridade no Google

Por fim, além da autoridade perante os seus clientes e da divulgação mais econômica que os e-books trazem, uma das vantagens mais importantes é como ele ajuda no seu ranqueamento do Google. Sabe-se que o SEO se comporta de maneira dinâmica e tudo que é feito para melhorar a sua relação com o público soma pontos para que sua página seja melhor vista pelo mecanismo. Assim, ter sempre links externos como os e-books e infográficos, além de uma série de outros materiais disponíveis, enrique o seu site e faz com que ele ganhe autoridade no Google no longo prazo. Além de tudo isso, vale dizer que os e-books são ilimitados no que diz respeito aos resultados citados. Você pode sempre divulgar novamente o material e, por isso, o valor investido nele costuma se pagar em pouco tempo. Por isso, vale sempre a pena fazer seu e-book da maneira mais profissional possível, com bons redatores e designers trabalhando em conjunto com os ideais da sua empresa. Lembre-se de que a qualidade vale mais do que a quantidade de leads que chegam em seu site! Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais!
Renata Louzada, Redatora da Agência Voo Digital. Somos uma Agência de Marketing Digital
×