Escolha uma Página

As estratégias para vender mais na internet são diversas e, entre elas, está a ideia de construir um FAQ no seu site. Poucas pessoas pensam nele da forma adequada – ou nem mesmo imaginam que ele poderia trazer tantos benefícios quanto os dados mostram.

Segundo as principais ferramentas de marketing, site com FAQs tendem a fechar mais vendas e serem mais bem sucedidos nas suas estratégias.

Por isso, hoje vamos explicar como você pode construir seu próprio FAQ e qual é a importância dele para o seu negócio. Confira abaixo!

 

Para que construir um FAQ no seu site?

 

Antes de mais nada, precisamos explicar a importância de construir um FAQ. Basicamente, para quem não sabe, trata-se de uma área reservada para responder as principais perguntas que seus clientes têm em relação ao seus produtos ou serviços.

Ou seja, é para ele que as pessoas correm quando não sabem exatamente o que o seu produto faz. A sua importância está em conseguir definir uma venda – ou não.

Quando temos um FAQ bem construído, as dúvidas mais comuns já estão respondidas nele, de forma que o atendimento fique bem mais ágil e seja possível convencer aqueles que ainda não sabiam se deviam fechar uma compra, ou mesmo se deviam entrar em contato com sua empresa para um orçamento mais elaborado.

 

Como construir um FAQ de maneira correta?

 

Embora pareça muito simples, o FAQ não é apenas uma sessão de perguntas e respostas aleatórias. Na realidade, quando o encontramos em sites grandes, podemos ter a certeza de que aquelas perguntas foram muito bem pensadas e selecionadas para estarem ali.

Como sempre é bom lembrar, nada no marketing é por acaso. As perguntas devem ser claras, concisas e funcionar para que o cliente possa fechar a venda. Vamos entender alguns pontos:

 

  • Saber o que o cliente deseja descobrir

 

A função número um do FAQ bem feito é responder as principais perguntas do seu potencial cliente. Para isso, é necessário ter uma pesquisa do que ele mais quer saber, seja por meio de ferramentas de marketing, de buscas no Google ou até mesmo por e-mail direto.

Seja qual for sua estratégia, é importante reunir as dúvidas mais relevantes para que o FAQ se torne uma boa ideia. Caso contrário, serão apenas respostas que não interessam ao seu público de fato.

 

  • Evitar falar de pontos negativos com frequência

 

Seu produto tem alguma limitação que precisa ser exposta? Fale dela, porém, expondo também os pontos positivos ou as soluções para aquele problema.

Um exemplo para quem presta serviços: você oferece apenas consultoria e não o operacional? Explique isso no FAQ, mas diga que sabe quem indicar para o restante do trabalho. Mostre ao seu cliente que há opções viáveis se ele te contratar!

 

  • Sem enrolações nas respostas

 

Não crie respostas técnicas demais ou repletas de enrolações. No FAQ, é preciso ser direto, claro e objetivo. É  isso que o seu cliente procura quando entra nessa página.

 

Gostou das dicas de hoje? Baixe nosso e-book para mais informações de estratégias como essa!

 

E deixe seu comentário.

Renata Louzada, Redatora da Agência Voo Digital.

Somos uma Agência de Marketing Digital

[et_bloom_inline optin_id = "optin_21"]
Como construir um FAQ no seu site? Dicas!
  • Readers Rating
  • No Rating Yet!
  • Your Rating


Poucas pessoas pensam em construir um FAQ da forma adequada – ou nem mesmo imaginam que ele poderia trazer tantos benefícios quanto os dados mostram.

×